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PLENÁRIA SEANIMA

Plenária SEANIMA 2020 será uma reunião aberta da comissão organizadora do Seanima, promovendo o encontro de pesquisadora(e)s, professora(e)s, profissionais e estudantes de animação, games e motion graphics interessada(o)s em participar de uma rede de pesquisa colaborativa em animação, motion design, efeitos visuais e games.

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SEANIMA 2020
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SEANIMA APRESENTA
24 a 26 de novembro de 2020

24 de novembro – TERÇA

13h30

Abertura do Seanima Apresenta

 

 


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14h00

Mesa 1

Chuck Jones e Tex Avery e o Bullying de uma geração
Sávio Leite e Silva

Comunicação visual publicitária no Twitter: o uso marcário de GIFs animados
Laura Batista Cintra

Animação viral: memes podem estar controlando seu celular
João Paulo Amaral Schlittler

Animações interativas na Internet: Um breve relato histórico
Cláudio Aleixo


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15h45

Mesa 2

QUINTAL: Bíblia de Animação para série infantil inspirada na obra de Manoel de Barros
Mariana Passos Netto
Orientadores: Tamires Lima e Taygoara Aguiar

Panorama da animação seriada pernambucana
Tiago de Jesus Santos Costa
Marcos Buccini Pio Ribeiro

PEEPOODO AND THE SUPER FUCK FRIENDS: a pesquisa científica e o estudo como instrumento para o ensino superior
Lucina Reitenbach Viana
Maria Helena Weschollek de Oliveira
e Rilary Wallace Duarte Silva


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17h30

Mesa 3

Animação de intervenção direta: abstração, obstrução, transdução
Rodrigo Faustini dos Santos

Antropomorfismo e o Cinema de Animação: da origem ao desenvolvimento
Felipe de Castro Ramalho

Notas sobre a experiência estética do gesto no cinema de animação
Christiane Quaresma Medeiros


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19h15

Mesa 4

“Mémorable” (2019) – Quando a Estética traduz o Conteúdo
Beatriz Lima Santos

O impacto das tecnologias digitais na produção brasileira de animação
Fabiano Leandro Pandolfi Orientador: Prof. Dr. João Guilherme Barone Reis e Silva

A representação do diverso no cinema de animação
Felipe de Castro Ramalho

Desenho Ambiental, uma experiência de integração colaborativa para a co criação de animações
José Francisco Peligrino Xavier
Viviane Cris Mendes Xavier
e Marli Teresinha Everling


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25 de novembro – QUARTA

14h00

Mesa 5

Se não pode vencê-los, junte-se à eles! Como a França tornou-se o terceiro maior produtor mundial de desenhos animados estabelecendo parcerias com os japoneses?
Marcelo Abilio Públio

Redes animadas: a coprodução nas séries de animação brasileiras
Natacha Stefanini Canesso

ACADÊMICOS DA ANIMAÇÃO: Registro da história acadêmica da Animação Brasileira
Eliane Muniz Gordeeff
Carla Schneider
Raphael Argento

Projeto ‘Que Chuva é essa?’: animações criadas no Powtoon para divulgação científica sobre riscos e desastres
Viviane Japiassú Viana


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15h45

Mesa 6

Movimentos arqueológicos sobre He-Man e os Defensores do Universo
Augusto Ramos Bozzetti

Salvador Dalí, Walt Disney e Destino: Um diálogo entre cinema e pintura
Celbi Vagner Melo Pegoraro

Uma Reflexão Sobre “Cidade dos Piratas”
Eliane Muniz Gordeeff

Desenhar a si: O filme O projeto do meu pai (2016)
Amanda Malheiros Trindade


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17h30

Mesa 7

Momento Animação: Novos formatos de eventos de animação durante a COVID-19
Bruno Azzani Braga
Elisangela Lobo Schirigatti

Animação e Documentário: suas relações entre ficção e não-ficção nas narrativas contemporâneas
Vinicius Augusto de Paula Soares

COVID-19 e a Economia Criativa: Impactos e tendências na produção e exibição de animação
Camila Kutiski
Elisangela Lobo Schirigatti

Histórias que ultrapassam fronteiras: um estudo sobre filmes de animação que ganharam projeção internacional
Viviane Merlino Rodrigues Tavares
Andressa Frochlich de Carvalho Assis


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19h15

Mesa 8

Da Voz à Cena – o registro de voz e seus impactos na animação e na cena
Fernando Mourão Gutiérrez

Animação Científica
Maria Luiza Dias de Almeida Marques

Iniciativas direcionadas para o fortalecimento da indústria de animação
Georgia Jahnke Galvão
Elisangela Lobo Schirigatti


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26 de novembro – QUINTA

14h00

Mesa 9

O processo de criação de narrativas entre estudantes de graduação de design/animação
Marcus Tadeu de Souza Tavares

Brincar de fazer Cinema com Crianças: encontros com o Cinema de Animação nas experiências de ver e ‘transver’ o mundo
Constantina Xavier Filha

Animação Brasileira: Censura, Neocolonialismo e Indústria Cultural
Nilton Gonçalves Gamba Júnior Maria Claudia Bolshaw Gomes

Extensão e Animação – Mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de Animação
Flávio Gomes de Oliveira


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15h45

Mesa 10

Um panorama histórico das animações pernambucanas dirigidas por mulheres
Marcos Buccini Pio Ribeiro

Quem são elas? As Mulheres Brasileiras no Cinema de Animação
Carla Schneider
Claudia Bolshaw
Patrícia Lindoso

Com a carne viva: o corpo feminino em animações de Vivian Altman e Camila Kater
Jennifer Jane Serra

Um Modelo Analítico dos Estudos Feministas em Audiovisual: Metodologia da Análise Fílmica para Animação
Ana Paula Penkala


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17h30

Mesa 11

O Uso de Ferramentas livres no ensino de Animação
Gabriel Filipe Santiago Cruz
Carlos Eduardo Mattos da Cruz
Gustavo Pires de Souza Machado Rosa

Ensino do Design em Movimento: Do Escorço à Animação para Fulldome
Milena Szafir

Cine Metro Passeio – Experiência Imersiva
Eduardo Calvet

Uma proposta de caracterização sonora de personagens de animação
Zuleica Camargo
Eliseu Lopes Filho


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19h15

Mesa 12

Processo em Registro da Série Unexpected Tales
Bruno Azzani Braga
Yan Braga.

Processo em Registro de Bonecos Articulados para Stop Motion com Material Alternativo
Barbara Carranca Valente

Processo em Registro – Processo ING e N.A.D.A.: Animação Colaborativa Internacional
Marina Silva Telles
Vitor Olivera Vasconcelos

Processo em Registro – Controle do Antônio
Antonio Henrique Alves Felipe
Alexandre Magon Barradas
Murilo Henrique de Oliveira Barrile
Rodrigo Yago Passos Rodrigues
Welder Douglas dos Santos.

Processo em Registro – Projeto Vídeos: Descomplicando a Estatística
Alessandra Bonholi Barbosa Caroline Gheller
Isadora Real
Gabriel Dezordi
Amanda Hartwig
Murillo Sponton
Elisia Corrêa
Giselda Pereira
André Macedo

O Sumiço
Carla Yasmin Dos Reis Pereira de Souza
Cae Reganhan Dos Santos
Felipe Kenji Yoshihira
Gabrielle Gabbi Couto Estacio
Júlia Góes Sampaio
Victor Yuji Makiyama


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O III Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima) está acontecendo on-line no mês de novembro de 2020. 

O Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima) é uma rede de pesquisadores fundada em setembro de 2018 que reune estudos de discentes de graduação, mestrandos, mestres, doutores e docentes de escolas de cinema, audiovisual, animação e design brasileiras para a discussão de temas da animação, como área identificada com o campo do cinema e audiovisual, e suas correlações com games, motion design e efeitos visuais.

A rede realiza seminários anuais, abertos à inscrição de todos os pesquisadores,  sediados em escolas que oferecem formação identificada com as áreas de estudo. O primeiro evento, de fundação da rede, ocorreu na Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre/RS, antecedendo o XIV Congresso do Fórum Brasileiro de Cinema e Audiovisual (Forcine) que ocorreu na mesma escola e universidade.

A segunda edição ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho de 2019 na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O evento reuniu pesquisadores e realizadores das áreas de cinema, audiovisual e design do Brasil e suas correlações nos campos de games, motion graphics e efeitos visuais. O evento contou com a exibição de trabalhos realizados nas escolas brasileiras de animação e um fórum de encontro da rede de pesquisadores de animação, games e motion graphics.

A organização do seminário realizou-se por iniciativa de um grupo de pesquisadores e professores de escolas brasileiras de animação e design, em nível superior de diversas regiões do Brasil.