início

SeAnima: quando teremos o evento? 

Olá Pessoal!
Tínhamos a previsão e a intenção de realizar o evento SeAnima em 2023 mas ainda não foi possível. Assim, agradecemos a sua compreensão e temos a expectativa de nos encontramos, novamente em 2024.

Até o momento, o SeAnima (evento)ocorreu em, confira a programação/conteúdos:
. 2018 (PUCRS)
. 2019 (UVA-RJ)
. 2020 (on-line)
. 2021 (on-line)

Acompanhe nossas redes:
Youtube: @seanima_br
Instagram: @seanima_br
Facebook: @seanimabr 


Celebrando a vida:

:: Ota: Uma homenagem com convidados ilustres: Ricardo Leite, Bruno Porto, Luciana Druzina, Fernando Miller e Marcelo Marão . Mediação: Claudia Bolshaw e Gabriel cruz
Data: 29 de setembro de 2021
Horário: 18:00
.

 

:: SEANIMA Memória – Homenagem a Antonio Moreno

Recebemos a triste notícia de que nosso mestre Antonio Moreno deixou este mundo, vítima de infarto. Influente pesquisador, a obra de Moreno, “A Experiência Brasileira no Cinema de Animação” foi pioneira e por muitos anos a única fonte de dados sobre nossa história da animação. Antonio Moreno deixa um enorme legado e a saudade. Em homenagem a ele haverá uma live dia 3 de junho às 19h, com transmissão pelo nosso canal no youtube.

O QUE É O SEANIMA?

O Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima) é uma rede de pesquisadores fundada em setembro de 2018 que reune estudos de discentes de graduação, mestrandos, mestres, doutores e docentes de escolas de cinema, audiovisual, animação e design brasileiras para a discussão de temas da animação, como área identificada com o campo do cinema e audiovisual, e suas correlações com games, motion design e efeitos visuais.

A rede realiza seminários anuais, abertos à inscrição de todos os pesquisadores,  sediados em escolas que oferecem formação identificada com as áreas de estudo. O primeiro evento, de fundação da rede, ocorreu na Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre/RS, antecedendo o XIV Congresso do Fórum Brasileiro de Cinema e Audiovisual (Forcine) que ocorreu na mesma escola e universidade.

A segunda edição ocorreu entre os dias 15 e 17 de julho de 2019 na Universidade Veiga de Almeida (UVA), na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O evento reuniu pesquisadores e realizadores das áreas de cinema, audiovisual e design do Brasil e suas correlações nos campos de games, motion graphics e efeitos visuais. O evento contou com a exibição de trabalhos realizados nas escolas brasileiras de animação e um fórum de encontro da rede de pesquisadores de animação, games e motion graphics.

A organização do seminário realizou-se por iniciativa de um grupo de pesquisadores e professores de escolas brasileiras de animação e design, em nível superior de diversas regiões do Brasil.