inscrição em vídeo

São três categorias de vídeo abertas para a edição do Seanima 2020: Anima-Pôster, Processo em Registro (1) e Ensaio Audiovisual (2). Leia atentamente as informações abaixo, siga as instruções e inscreva seu trabalho.

Os lançamentos dos trabalhos selecionados serão no dia 03 de novembro de 2020 e farão parte da galeria de vídeos online no site do SEANIMA. Os autores dos trabalhos selecionados receberão certificados referentes nas categorias às quais submeteram trabalhos.

1. Anima-Pôster (vídeo-apresentação sobre a pesquisa para graduandos, recém formados e/ou técnicos) e Processo-em-Registro (making of)

Curadoria: Antonio Fialho, Claudia Bolshaw e Milena Szafir

Esta categoria é voltada para alunos ou recém formados de cursos de graduação e técnicos apresentarem, em vídeo, pesquisas, projetos e trabalhos relacionados a processos da realização prática envolvendo animação, motion graphics e áreas correlatas. 

Os temas sugeridos podem envolver desde o desenvolvimento gráfico de um livro de produção-trabalho (Bíiblia), contendo: 

  • exploração visual de personagens, objetos e cenários (arte de concepção);
  • criação de roteiros visuais (estágios de realização);
  • modelos definitivos dos elementos visuais (construção, poses, relação de escala entre personagens etc.); 
  • paleta de cores constituintes do projeto; composição de cenas, com enquadramento, iluminação e contraste por silhuetas (direção de arte);
  • livro de trabalho (roteiro visual estruturado em painéis com movimentos de câmera e ações descritivas, modelos visuais completos, roteiro escrito); 

Para regulação de tempo, construção do movimento e finalização do registro gráfico, sugerimos que seja apresentado: 

  • animáticos (roteiro visual filmado com áudio), podendo contemplar a diagramação de cenas para animação; 
  • estudos de movimento e arte-final para personagens; animação de efeitos visuais (fogo, água, sombra, brilhos etc.); 
  • organização da produção (em equipe ou individual); manual de produção – cronogramas e fluxogramas de realização; processos híbridos entre técnicas de animação; produção de bíblias para séries animadas, dentre outros.

Estudantes, recém formados e/ou técnicos interessados em apresentar seus trabalhos na categoria “Anima-Pôster” (vídeo pôster sobre a pesquisa) ou “Processo-em-Registro” (making of de trabalho)  deverão preencher o formulário contendo:

  • título (até 60 caracteres com espaços), 
  • nomes dos autores (equipe envolvida na animação e na trilha sonora), 
  • vínculos institucionais (o nome da Instituição de ensino procedente, orientador), 
  • ano de produção, 
  • resumo textual curto (até 750 caracteres com espaços), 
  • palavras-chaves, 
  • Link do vídeo (YouTube ou Vimeo | certifique-se que o vídeo esteja completo e funcionando corretamente)

Atentar que o vídeo deve estar configurado para o enquadramento horizontal com dimensões de imagem mínima de 854 x 480 pixels (480p), e máxima de 1920 x 1080 (1080p).

Temos um arquivo modelo “cartela video – pôster.psd” ou “cartela video – makingof.psd” disponíveis nestes links: cartela vídeo-pôster e cartela making-of

Após os 30 segundos iniciais da cartela, inicia-se o vídeo – este com duração máxima de 5 minutos (sem considerar os 30 segundos iniciais da cartela). A técnica e linguagem são livres, tomando por parâmetro que na categoria “Anima Pôster” há a necessidade de uma estrutura narrativa entre introdução, objetivos, desenvolvimento, resultados finais (ou parciais) e bibliografia referente. Como modelo projetual de desenvolvimento do trabalho. 

O prazo para envio do material é até o dia 26 de outubro, submetido via formulário online

Responsabilidade de imagem e som:

Ao preencher o formulário, a pessoa representante (primeiro autor) do vídeo (“Anima Pôster” ou “Processo-em-Registro”) declara ser responsável pelos direitos relativos à pesquisa inscrita, incluindo direitos autorais, trilha sonora e direitos de uso de imagem de terceiros.  Desta maneira, assume plena e exclusiva responsabilidade legal por qualquer litígio decorrente da exibição ou uso do vídeo no SEANIMA 2020, isentando, portanto, a organização do evento de todo e qualquer pleito ou reivindicação de terceiros.

2. Ensaios Audiovisuais

Seleção/ Curadoria: Marcos Buccini, Milena Szafir e Sérgio Nesteriuk

A categoria “Ensaio Audiovisual” é voltada para participação de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores com pesquisas, concluídas ou em desenvolvimento, nestes campos.

Pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos na categoria “Ensaio Audiovisual” deverão preencher o formulário, contendo: título (até 60 caracteres com espaços), nomes dos autores, afiliações (vínculos institucionais), resumo textual curto (até 750 caracteres com espaços), palavras-chaves, duração do vídeo e link para download do vídeo (arquivo de no mínimo 50Mb e no máximo 250Mb). Atentar que o vídeo deve estar configurado para o enquadramento horizontal com dimensões de imagem mínima de 854 x 480 pixels (480p), e máxima de 1920 x 1080 (1080p).

O arquivo de vídeo deverá ter, em seus 30 segundos iniciais, uma cartela com as seguintes informações: título (até 60 caracteres com espaços), nomes dos autores, afiliações (vínculos institucionais), resumo textual curto (até 750 caracteres com espaços), palavras-chaves e duração do vídeo – conforme arquivo modelo “cartela video – ensaio.psd” disponível neste link.

Após os 30 segundos iniciais da cartela, inicia-se o vídeo – este com duração máxima de 5 minutos (sem considerar os 30 segundos iniciais da cartela). A técnica e linguagem são livres para a realização na categoria “Ensaio Audiovisual”, tomando por parâmetro uma estrutura entre introdução, desenvolvimento e resultados finais (ou parciais) da pesquisa em formato narrativo, tais como vídeo-dança, filme-ensaio, cinema experimental, vídeo-remix e outros. 

O prazo para envio do material é até o dia 26 de outubro, submetido via formulário online.

Responsabilidade de imagem e som

Ao preencher o formulário a pessoa representante (primeiro autor) do ensaio audiovisual declara ser responsável pelos direitos relativos à pesquisa inscrita, incluindo direitos autorais, trilha sonora e direitos de uso de imagem de terceiros. Destarte, assume plena e exclusiva responsabilidade legal por qualquer litígio decorrente da exibição ou uso do vídeo no SEANIMA 2020, isentando, portanto, a organização do evento de todo e qualquer pleito ou reivindicação de terceiros.